Dofanitinha de Oxalá

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Jeje

    CANDOMBLÉ DE JEJE, é o candomblé que cultua VODUNS do Reino de Dahomey, trazidos para o Brasil pelos africanos escravizados em várias regiões da África Ocidental e África Central. Essas divindades são da rica, complexa e levada Mitologia Fon.  Os Jejes no Brasil são formados por diversos grupos étnicos, como já citamos anteriormente (fon, ewe, fanti, ashanti, mina). Seu culto foi introduzido em Salvador, Cachoeira e São Félis, na Bahia, em São Luiz no Maranhão e, posteriormente, em vários outros Esrados do Brasil.
    Para cultuar os voduns  no candomblé Jeje, é preciso que haja um manancial de água e um local reservado exclusivamente para as plantas e árvores necessárias ao culto, chamadas de “kpamahim”, além de alguns animais usados no ritual.
    Voduns não usam roupas luxuosas preferindo as tradicionais roupas de ração. Suas danças são cadenciadas em um ritmo mais denso e mais pesado.
    Os Voduns estão sempre de olhos abertos e, salvo raríssimas exceções, conversam em seu dialeto próprio, aconselhando a quem os procura.
   A iniciação ao culto dos Voduns é longa e complexa, envolvendo caminhadas a santuários e mercados, além de períodos de reclusão dentro da casa de culto, o “hunkpame”, de até um ano, onde os neófitos s~çao submetidos a uma rotina de danças, preces, aprendizagem da língua sagrada, votos de segredo e obediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário